Uso de weblog na educação

São muitas a s discussões a cerca da aprendizagem, bem como seu processo continuísta. Há muito tempo o homem busca explicar como aprendemos, mas é a partir do século XX, com os estudos mais profundos em psicologia que começam a surgir teorias explicativas.Para AUSUBEL a aprendizagem estava subordinada a um esforço do aprendiz em ligar seus novos conhecimentos aos seus conhecimentos anteriores. A ancoragem é o processo responsável por ligar esses conhecimentos. Vygotsky vê a aprendizagem como processual, e destaca o lugar das interações sociais como "espaço privilegiado de construção de sentidos e, portanto, da linguagem como criação do sujeito. Diante da realidade na qual estamos inseridos, onde ainda discute-se sobre o processo de aprendizagem em seu contexto histórico-cultural, surge um novo paradigma, o papel da tecnologia nesse processo, graças a elas a escola já não é a primeira fonte de conhecimento para alguns alunos, e às vezes, nem mesmo a principal. A internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, mais descentralizada, mais ameaçadora para os grupos políticos, econômicos, etc. Com o advento dos computadores e o avanço tecnológico, a educação vive esse novo paradigma, apresentam-se aí dois valores importantes que virão a ser valorizados dentro de pouco tempo e trazem mudanças importantes: a imediaticidade na troca de informações, onde pessoas que nunca se conheceram trocam e ampliam seus conhecimentos, contribuindo para aperfeiçoar o acesso aos recursos da Rede. Outro fator introduzido dentro desse modelo é que o sentido clássico do professor como proprietário do saber se torna desnecessário, mas extremamente útil na acepção da palavra, na medida em que se professa saber, socializando-o aos demais interessados. Essa nova relação coloca em xeque a instituição escolar nos moldes em que ela se encontra agora, já que o universo de informações disponíveis na internet é muito maior do que as que se tem acesso a partir dos professores na sala de aula. Por outro lado, o uso da internet na educação não pode se restringir apenas a levar o modelo atual para dentro da rede, mas sim entender seu potencial a partir de seu sentido metafórico, implicando numa mudança de comportamento. Os professores precisam conhecer as tecnologias disponíveis para a construção do conhecimento; As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento. Visto que a escola já não é a primeira, nem a única fonte na busca pelo conhecimento,o melhor é utilizar os recursos disponibilizados pela web em sala de aula. A evolução da web contribuiu significativamente, pois a maneira antes estática deu lugar a uma nova fase, a de cooperação, construção coletiva e autônoma. A facilidade de como os blogs são construídos, de como podem ser acessados, de como podem ser estruturados, entre outros, abre um leque de possibilidades educacionais. A tecnologia está fazendo com que o professor repense sua prática pedagógica. É hora de inovar, e a era em que vivemos está exigindo uma mudança metodológica.

terça-feira, 13 de julho de 2010

o que é bullying / bullying nas escolas

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