Uso de weblog na educação

São muitas a s discussões a cerca da aprendizagem, bem como seu processo continuísta. Há muito tempo o homem busca explicar como aprendemos, mas é a partir do século XX, com os estudos mais profundos em psicologia que começam a surgir teorias explicativas.Para AUSUBEL a aprendizagem estava subordinada a um esforço do aprendiz em ligar seus novos conhecimentos aos seus conhecimentos anteriores. A ancoragem é o processo responsável por ligar esses conhecimentos. Vygotsky vê a aprendizagem como processual, e destaca o lugar das interações sociais como "espaço privilegiado de construção de sentidos e, portanto, da linguagem como criação do sujeito. Diante da realidade na qual estamos inseridos, onde ainda discute-se sobre o processo de aprendizagem em seu contexto histórico-cultural, surge um novo paradigma, o papel da tecnologia nesse processo, graças a elas a escola já não é a primeira fonte de conhecimento para alguns alunos, e às vezes, nem mesmo a principal. A internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, mais descentralizada, mais ameaçadora para os grupos políticos, econômicos, etc. Com o advento dos computadores e o avanço tecnológico, a educação vive esse novo paradigma, apresentam-se aí dois valores importantes que virão a ser valorizados dentro de pouco tempo e trazem mudanças importantes: a imediaticidade na troca de informações, onde pessoas que nunca se conheceram trocam e ampliam seus conhecimentos, contribuindo para aperfeiçoar o acesso aos recursos da Rede. Outro fator introduzido dentro desse modelo é que o sentido clássico do professor como proprietário do saber se torna desnecessário, mas extremamente útil na acepção da palavra, na medida em que se professa saber, socializando-o aos demais interessados. Essa nova relação coloca em xeque a instituição escolar nos moldes em que ela se encontra agora, já que o universo de informações disponíveis na internet é muito maior do que as que se tem acesso a partir dos professores na sala de aula. Por outro lado, o uso da internet na educação não pode se restringir apenas a levar o modelo atual para dentro da rede, mas sim entender seu potencial a partir de seu sentido metafórico, implicando numa mudança de comportamento. Os professores precisam conhecer as tecnologias disponíveis para a construção do conhecimento; As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento. Visto que a escola já não é a primeira, nem a única fonte na busca pelo conhecimento,o melhor é utilizar os recursos disponibilizados pela web em sala de aula. A evolução da web contribuiu significativamente, pois a maneira antes estática deu lugar a uma nova fase, a de cooperação, construção coletiva e autônoma. A facilidade de como os blogs são construídos, de como podem ser acessados, de como podem ser estruturados, entre outros, abre um leque de possibilidades educacionais. A tecnologia está fazendo com que o professor repense sua prática pedagógica. É hora de inovar, e a era em que vivemos está exigindo uma mudança metodológica.

domingo, 1 de agosto de 2010



Estamos hoje vivenciando a "ERA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO", e os avanços tecnológicos não param. Com o objetivo de ter conforto e comodidade, os homens vêm inventando um "turbilhão" de coisas, onde a preferência fica para aquele que atender as demandas desta sociedade consumista em que vivemos, tornando o mercado cada vez mais competitivo.

O mundo da informática e das telecomunicações está cada vez mais presente na sala de aula. É preciso que o professor saiba mais sobre os principais fundamentos relativos à informática e sua aplicação, de forma que ele possa utilizar as ferramentas tecnológicas de forma a contribuir durante o processo de construção do conhecimento do aluno. Dominar as noções básicas de informática, bem como de suas ferramentas é indispensável na maioria dos ambientes de trabalho. Utilizar essas novas estratégias de aprendizagem contribui de forma significativa para o processo de construção do conhecimento e torna a sala de aula um ambiente agradável e atraente.

Um comentário:

  1. Oi Tais, bem bacana, gostei do teu mapa conceitual, uma boa disposição, com uma boa síntese sobre as tecnologias e as ferramentas educacionais!!!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir