O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir, o nosso cotidiano está inserido totalmente na nova era tecnológica. A informática avançou de tal forma que se tornou invisível ao ser humano, a cada dia surge uma nova tecnologia, e aquela anteriormente utilizada já fica ultrapassada. Os computadores estão cada vez menores e com maior capacidade, o acesso à internet se torna muito mais fácil, é possível através do aparelho celular e se dá em qualquer parte que estivermos. Com o advento dos computadores e o avanço tecnológico, a educação sofreu grandes mudanças, e passa hoje por um novo paradigma.
Nenhuma das carreiras exige tanto aprimoramento dos profissionais, quanto a do magistério, pois a maneira como a tecnologia evolui é impressionante. Além da presença nos mais variados eletrodomésticos que usamos em nossas casas, ela agora está se expandindo às instituições de ensino não só com o uso dos computadores para atividades corriqueiras, mas com uma funcionalidade muito maior.
A EaD é uma modalidade que vem crescendo muito ultimamente, ela usa ambientes virtuais de aprendizagem, disponibilizando chats, fóruns, wikis, entre outros, unindo professores e alunos, e faz com que o professor repense sua prática pedagógica. Esse profissional precisa estar atento às necessidades dos alunos e atualizado, e desta forma desenvolver projetos de aprendizagem que envolvam o uso das tecnologias em sala de aula.
É preciso que escolas e professores estejam prontos para encarar essa realidade que já faz parte do cotidiano de muitas crianças e adolescentes. Introduzir as tecnologias da informação e comunicação nas salas de aula é melhorar o ensino/aprendizagem como um todo. É fazer com que a escola deixe de ser "um mundo a parte" e passe a ser a realidade na qual estamos inseridos. Sobre esse aspecto, destaco o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais, que têm o objetivo de fonecer atendimento educacional especializado aos alunos portadores de deficiência. As salas de recursos dispõem de material tecnológico para esse atendimento.
As tecnologias possibilitam novas formas produtivas, e o processo de ensino/aprendizagem pode ganhar, assim, um dinamismo, inovação, poder de comunicação e autonomia.
A tecnologia na educação passa a ser assunto que diz respeito a todos os cidadãos. Sendo assim, faz-se necessária a renovação cultural e, sobretudo, uma mudança rápida, face às novas exigências de uma sociedade que se torna cada vez mais tecnológica, onde ao professor cabe estimular a criatividade do estudante por querer conhecer, oportunizar o avanço do educando na compreensão da realidade em que está inserido, transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em saber.
Precisamos nos despir dos preconceitos tecnológicos e acreditar que a educação e essas tecnologias da informação e comunicação devem andar juntas criando possibilidades que permitam aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem. É preciso desvelar a tecnologia. Ainda encontram-se pessoas que temem o avanço tecnológico, principalmente da computação, os profissionais visam cada vez mais facilitar esse processo e dessa forma atingir um público ainda maior. Esse instrumento também não vai substituir o professor em sala de aula, mas vai modificar sua atuação, ou seja, fazer um link entre os dois, este, por sua vez precisa fazer uso dele como artefato, como um recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem, que o terá como mediador.
Contudo, sempre devemos estar cientes dos possíveis efeitos que a tecnologia pode causar sobre a prática pedagógica. Assim, é de fundamental importância que o professor apresente domínio do recurso a ser utilizado e trabalhe, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento.
Referências bibliográficas
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Fonte de imagem
Disponível em: < http://eadadmsant.blogspot.com/2009/ead-no-mundo-suecia-registrou-sua.html > Acesso em 16 de abril de 2011.
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