Uso de weblog na educação

São muitas a s discussões a cerca da aprendizagem, bem como seu processo continuísta. Há muito tempo o homem busca explicar como aprendemos, mas é a partir do século XX, com os estudos mais profundos em psicologia que começam a surgir teorias explicativas.Para AUSUBEL a aprendizagem estava subordinada a um esforço do aprendiz em ligar seus novos conhecimentos aos seus conhecimentos anteriores. A ancoragem é o processo responsável por ligar esses conhecimentos. Vygotsky vê a aprendizagem como processual, e destaca o lugar das interações sociais como "espaço privilegiado de construção de sentidos e, portanto, da linguagem como criação do sujeito. Diante da realidade na qual estamos inseridos, onde ainda discute-se sobre o processo de aprendizagem em seu contexto histórico-cultural, surge um novo paradigma, o papel da tecnologia nesse processo, graças a elas a escola já não é a primeira fonte de conhecimento para alguns alunos, e às vezes, nem mesmo a principal. A internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, mais descentralizada, mais ameaçadora para os grupos políticos, econômicos, etc. Com o advento dos computadores e o avanço tecnológico, a educação vive esse novo paradigma, apresentam-se aí dois valores importantes que virão a ser valorizados dentro de pouco tempo e trazem mudanças importantes: a imediaticidade na troca de informações, onde pessoas que nunca se conheceram trocam e ampliam seus conhecimentos, contribuindo para aperfeiçoar o acesso aos recursos da Rede. Outro fator introduzido dentro desse modelo é que o sentido clássico do professor como proprietário do saber se torna desnecessário, mas extremamente útil na acepção da palavra, na medida em que se professa saber, socializando-o aos demais interessados. Essa nova relação coloca em xeque a instituição escolar nos moldes em que ela se encontra agora, já que o universo de informações disponíveis na internet é muito maior do que as que se tem acesso a partir dos professores na sala de aula. Por outro lado, o uso da internet na educação não pode se restringir apenas a levar o modelo atual para dentro da rede, mas sim entender seu potencial a partir de seu sentido metafórico, implicando numa mudança de comportamento. Os professores precisam conhecer as tecnologias disponíveis para a construção do conhecimento; As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento. Visto que a escola já não é a primeira, nem a única fonte na busca pelo conhecimento,o melhor é utilizar os recursos disponibilizados pela web em sala de aula. A evolução da web contribuiu significativamente, pois a maneira antes estática deu lugar a uma nova fase, a de cooperação, construção coletiva e autônoma. A facilidade de como os blogs são construídos, de como podem ser acessados, de como podem ser estruturados, entre outros, abre um leque de possibilidades educacionais. A tecnologia está fazendo com que o professor repense sua prática pedagógica. É hora de inovar, e a era em que vivemos está exigindo uma mudança metodológica.

sábado, 16 de abril de 2011

Tecnologia e Educação, um novo paradigma

O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir, o nosso cotidiano está inserido totalmente na nova era tecnológica. A informática avançou de tal forma que se tornou invisível ao ser humano, a cada dia surge uma nova tecnologia, e aquela anteriormente utilizada já fica ultrapassada. Os computadores estão cada vez menores e com maior capacidade, o acesso à internet se torna muito mais fácil, é possível através do aparelho celular e se dá em qualquer parte que estivermos. Com o advento dos computadores e o avanço tecnológico, a educação sofreu grandes mudanças, e passa hoje por um novo paradigma.

Nenhuma das carreiras exige tanto aprimoramento dos profissionais, quanto a do magistério, pois a maneira como a tecnologia evolui é impressionante. Além da presença nos mais variados eletrodomésticos que usamos em nossas casas, ela agora está se expandindo às instituições de ensino não só com o uso dos computadores para atividades corriqueiras, mas com uma funcionalidade muito maior.

A EaD é uma modalidade que vem crescendo muito ultimamente, ela usa ambientes virtuais de aprendizagem, disponibilizando chats, fóruns, wikis, entre outros, unindo professores e alunos, e faz com que o professor repense sua prática pedagógica. Esse profissional precisa estar atento às necessidades dos alunos e atualizado, e desta forma desenvolver projetos de aprendizagem que envolvam o uso das tecnologias em sala de aula.

É preciso que escolas e professores estejam prontos para encarar essa realidade que já faz parte do cotidiano de muitas crianças e adolescentes. Introduzir as tecnologias da informação e comunicação nas salas de aula é melhorar o ensino/aprendizagem como um todo. É fazer com que a escola deixe de ser "um mundo a parte" e passe a ser a realidade na qual estamos inseridos. Sobre esse aspecto, destaco o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais, que têm o objetivo de fonecer atendimento educacional especializado aos alunos portadores de deficiência. As salas de recursos dispõem de material tecnológico para esse atendimento.

As tecnologias possibilitam novas formas produtivas, e o processo de ensino/aprendizagem pode ganhar, assim, um dinamismo, inovação, poder de comunicação e autonomia.

A tecnologia na educação passa a ser assunto que diz respeito a todos os cidadãos. Sendo assim, faz-se necessária a renovação cultural e, sobretudo, uma mudança rápida, face às novas exigências de uma sociedade que se torna cada vez mais tecnológica, onde ao professor cabe estimular a criatividade do estudante por querer conhecer, oportunizar o avanço do educando na compreensão da realidade em que está inserido, transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em saber.

Precisamos nos despir dos preconceitos tecnológicos e acreditar que a educação e essas tecnologias da informação e comunicação devem andar juntas criando possibilidades que permitam aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem. É preciso desvelar a tecnologia. Ainda encontram-se pessoas que temem o avanço tecnológico, principalmente da computação, os profissionais visam cada vez mais facilitar esse processo e dessa forma atingir um público ainda maior. Esse instrumento também não vai substituir o professor em sala de aula, mas vai modificar sua atuação, ou seja, fazer um link entre os dois, este, por sua vez precisa fazer uso dele como artefato, como um recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem, que o terá como mediador.

Contudo, sempre devemos estar cientes dos possíveis efeitos que a tecnologia pode causar sobre a prática pedagógica. Assim, é de fundamental importância que o professor apresente domínio do recurso a ser utilizado e trabalhe, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento.


Referências bibliográficas

Autonomia. Disponível em: < http://pt.wikipédia.org/wiki/Autonomia > Acesso em 16 de abril de 2011.


Backes, Luciana; Rorig Cristina. O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa. Disponível em < http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/luciana/public.../mara.doc > Acesso em 16 de abril de 2011.


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Moraes. Regina Aparecida de, Tecnologia, Mudanças de Paradigmas e Educação no Brasil. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EAD/TECNOLOGIA.PDF >. Acesso em 13 de abril de 2011.


Fonte de imagem


Disponível em: < http://eadadmsant.blogspot.com/2009/ead-no-mundo-suecia-registrou-sua.html > Acesso em 16 de abril de 2011.


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